Queimada Romana - o encontro da Queimada com Ryse Son of Rome
Do encontro espontâneo entre
dois amigos, PASMEM, uma, geração anos 70, não muito plugada, antenada, afeita
a jogos eletrônicos; o outro, geração anos 90, plugadíssimo, antenado, apaixonado
por jogos eletrônicos, surgiu o desejo de brincar, jogar e, acima de tudo,
gerar, criar e/ou recriar um jogo que abrangesse o lúdico e a diversão,
dinâmico e prazeroso. Desta interação, deste encontro, da permissividade
saudável de trocas de informações, respeitadas as experiências de vida e os
momentos históricos de ambos os autores/atores do processo criativo, decidiu-se
por um JOGO denominado:
"Queimada Romana". Trazendo para a prática da queimada (tradicional)
elementos e regras do jogo eletrônico "Ryse
Son of Rome" e "Total War"
(atualíssimos). Acordos, idéias, planos firmados e munidos de papelões, cola,
tesouras, facas, arames, tinta spray, papéis coloridos, tiras de tecidos,
dentre outros materiais de apoio; foi que a varanda do "jovem"
Matheus se transmutou em "território de brincar", ou pode-se dizer,
"oficina de brincar". Pois que neste local, os diversos materiais
supracitados, transformaram-se em ELMOS
e ESCUDOS, que juntamente com bolas
de borracha, caixa de som, câmeras e smartphones de última geração fizeram o JOGO acontecer!!!!
Em meio ao caos
organizado por regras e estratégias adaptadas dos jogos de guerra virtuais, a
turma de Educação Física incorporou arqueiros, escudeiros e líderes de exércitos,
a defender seus territórios e tesouros, foram tomados por um misto de sentimentos,
apatia/dinamismo, ímpeto/indolência, euforia/ponderação, entre início,
reinícios, finalizações, desfechos, felizes/infelizes, exaustão e alívio;
alguns participantes presentes, outros ...ausentes, do "Círculo Mágico" do JOGO, cada um em uma dimensão,
expressão, sensação, emoção peculiar ao SEU momento do movimentar-SE/SE
movimentar; transpuseram os limites divisórios entre tradicional/ moderno,
antigo/novo, mecânico/eletrônico, inércia/movimento, ... o que leva a crer que o brincar/JOGAR, ser
brincante/JOGADOR, é libertador, lúdico, mágico, prazeroso, desengessa o
movimentar-SE, liberta o SER, instiga os sentidos... Enfim, como escreveu Saura
(2009): "Participar de uma brincadeira/JOGO
é para adultos e crianças, ao contrário da idéia de entretenimento e diversão
inconsequente e sem maiores danos, algo profundo, transformador, transgressor e
formador da natureza humana." Pois assim caminha a humanidade, cada qual a
sua maneira, brincando, JOGANDO, satisfazendo sua pulsão lúdica em momentos
"SÉRIOS" de lazer.
Campo Grande, MS.
UFMS, semestre 2018.2, período de inverno.
Acadêmicos:
Ângela Cristina Werneck
Matheus Bezerra de Souza
Pessoal, parabéns pelo Blog e por todas as atividades postadas. Está tudo muito bacana. Maravilhoso mesmo! Vou recomendar o Blog para todos meus alunos da graduação em Educação Física do IF Sudeste MG, campus Barbacena. Beijos e sucesso aí! Scheila E. Antunes.
ResponderExcluirQue alegria ver a concreta ideias e experiências que rompem as barreiras locais!
ResponderExcluirO vídeo ficou mto legal e podem se preparar que em breve vou querer mais detalhes e fazer algumas propostas!
Parabéns Silvan e todos os envolvidos!
Abç
Alan Q Costa
tem como disponibilizar as regras da queimada romana?
ResponderExcluirProf. Silvan, vamos fazer um banco desses jogos no Centro Esportivo Virtual? A UFMS bem que poderia puxar a fila (e a iniciativa)
ResponderExcluir