Desastre ou Desafio - ressignificando o jogo de tabuleiro "Imagem e Ação"
Foi na Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul que aplicamos nosso jogo, “Desastre ou Desafio”. Universitários
abertos a vivenciar, brincar e se entregar ao universo lúdico. Diante de
indivíduos de 19 à 50 anos observamos a autenticidade do brincar de cada um em
seus lábios, de ponta a ponta. Nós, como professoras, nos embasamos em um jogo
de tabuleiro, onde as pessoas se posicionavam como peões, jogavam o dado
“gigante”, buscando sempre o maior número, que resultaria na primeira colocação
da “competição” e que eles haviam criado de forma intrínseca, tendo em vista a
ampulheta que designaria o tempo determinado para as tarefas, o que tornava
ainda mais desafiador.
A
cada passo um desafio diferente, perspectivas diversas de uma mesma atividade,
ora através de movimentos ora por meio da exploração de conhecimentos teóricos.
Em um ambiente de total interação social existia ainda uma competitividade
inerente ao objetivo da aula, afinal os alunos são os principais construtores
de seus objetivos. Uma situação em especial que nos chamou atenção foi que ao
propor atividades que exigiam mais movimentação, alguns discentes apresentavam
certas limitações e já de imediato alguns participantes adversários se
despuseram a substitui-los, para que a equipe não fosse prejudicada de alguma
forma.
Gargalhadas
tomavam conta do ambiente, sorrisos se manifestavam espontaneamente, a cada
brincadeira realizada uma exploração diferente. Adultos desconstruindo um
pensamento já pré-determinado de “brincadeira de criança”, o brincar é de todos
e está em tudo, e se não está, deve ser inserido em todo o cotidiano para que a
vida seja vivida de forma mais leve e proveitosa. Pessoas agindo como
personagens daquela realidade paralela nas quais elas se colocaram, tornando
tudo mais alegre, excitante e abrindo caminho para criatividade e
espontaneidade do ser e agir tão naturais quanto esse círculo mágico que é a
imaginação.
Campo Grande, MS.
UFMS, semestre 2018.2, período de inverno.
Acadêmicas:
Karyna Cleisla Silva Santos
Maria Eduarda Silva Vasques
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