Desastre ou Desafio - ressignificando o jogo de tabuleiro "Imagem e Ação"

    Foi na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que aplicamos nosso jogo, “Desastre ou Desafio”. Universitários abertos a vivenciar, brincar e se entregar ao universo lúdico. Diante de indivíduos de 19 à 50 anos observamos a autenticidade do brincar de cada um em seus lábios, de ponta a ponta. Nós, como professoras, nos embasamos em um jogo de tabuleiro, onde as pessoas se posicionavam como peões, jogavam o dado “gigante”, buscando sempre o maior número, que resultaria na primeira colocação da “competição” e que eles haviam criado de forma intrínseca, tendo em vista a ampulheta que designaria o tempo determinado para as tarefas, o que tornava ainda mais desafiador.




     A cada passo um desafio diferente, perspectivas diversas de uma mesma atividade, ora através de movimentos ora por meio da exploração de conhecimentos teóricos. Em um ambiente de total interação social existia ainda uma competitividade inerente ao objetivo da aula, afinal os alunos são os principais construtores de seus objetivos. Uma situação em especial que nos chamou atenção foi que ao propor atividades que exigiam mais movimentação, alguns discentes apresentavam certas limitações e já de imediato alguns participantes adversários se despuseram a substitui-los, para que a equipe não fosse prejudicada de alguma forma.


      Gargalhadas tomavam conta do ambiente, sorrisos se manifestavam espontaneamente, a cada brincadeira realizada uma exploração diferente. Adultos desconstruindo um pensamento já pré-determinado de “brincadeira de criança”, o brincar é de todos e está em tudo, e se não está, deve ser inserido em todo o cotidiano para que a vida seja vivida de forma mais leve e proveitosa. Pessoas agindo como personagens daquela realidade paralela nas quais elas se colocaram, tornando tudo mais alegre, excitante e abrindo caminho para criatividade e espontaneidade do ser e agir tão naturais quanto esse círculo mágico que é a imaginação.



Campo Grande, MS.
UFMS, semestre 2018.2, período de inverno.

Acadêmicas:

Karyna Cleisla Silva Santos
Maria Eduarda Silva Vasques

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