Pac Man - vivendo no/com o corpo sentimentos lúdicos do jogo digital

   Era uma vez, em um labirinto um tanto tenebroso, onde se escondiam quatro fantasminhas, que tinham o trabalho de proteger um grande tesouro que seria suas frutinhas que os concedem a força e a vida eterna da floresta, com seus apelidos: Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (azul) e Clyde (laranja). Viviam tranquilamente, sempre combatendo invasores que perseguiam os frutos a fim de saber qual era o segredo. Porém, um dia, um jovem rapaz aventureiro que viajava a pé com sua enorme mochila nas costas pelo mundo, que se dizia inventor de todas as coisas, na qual passeia por uma terra desconhecida, cheia de cor e natureza, ouviu dizer curiosamente e escondido num arbusto dois meliantes dizendo sobre os preciosos frutos, que ninguém jamais voltou para contar sobre, logo pensou que talvez fosse o ingrediente secreto de sua nova invenção, que seria uma geleia que ninguém jamais teria saboreado em toda a vida e poderia ser o fim de toda sua incansável procura. Criando a brava coragem de ir investigar de maneira amigável aquele mistério, mal sabia a perigosa aventura que passaria por conta sua vasta imaginação criativa, que havia seres mágicos guardiões das frutas.
   Em busca de um lugar naquela natureza para armar sua barraca e algo para se alimentar já se pegava pensando em como iria achar aquele lugar mágico, porém, muito orgulhoso, se negará de todas as formas em pedir informações aos que ali procuravam o mesmo, a fim de querer tudo o que tem em mente somente para si próprio. Ao amanhecer, o jovem rapaz logo parte para sua busca de encontrar a solução para sua tão sonhada geleia, seguindo trilhas infinitas, vestígios e o que poderia se dizer, pistas e tendo que fugir de alguns animais que o queriam como jantar. Mais tarde, cansado e com fome, o jovem faz uma pausa rápida em uma sombra feita por uma estrutura de pedra que se perdia de vista, que trazia a sensação estranha e um ar gelado, pensando negativo sobre a busca logo ouve um barulho por perto e com medo pega uma faca que estava em seu bolso, curioso com o que ouviu, foi procurar em volta daquela estrutura onde ali descansou. Mesmo com medo, deu uma grande volta e nada encontrou, até que ao se virar para trás, uma enorme caverna escura e amedrontadora o fez estremecer, mas não o impedindo de pensar que tesouros sempre ficam nos lugares mais profundos e obscuros. Correndo para pegar sua lanterna e uma corda, logo entrou na escuridão que parecia sem fim deixando o medo de lado, amarrou a ponta da corda em uma árvore e seguiu por aquela sensação de infinito.



   Com medo e orgulho, andou incansavelmente por aquela escuridão e logo pensando no pior, mas não desistiria por estar com bom pressentimento, até que distantemente pensa em ver uma luz colorida e logo corre para alcança-la pensando que seria o tesouro que tanto deseja. Chegando perto, se passa em sua cabeça que poderia haver algum obstáculo e com todo cuidado e atenção se depara com uma surpresa inexplicável e não havia maneira de entender o que seus olhos viam, era... Sim era fantasminhas coloridos dentro de labirinto perfeito e cheio de pontinhos de diamantes gigantes que expressava ser um jogo, que dava a entender que eram os obstáculos para poder conquistar a vitória que seria as frutinhas, não havendo outra maneira de chegar lá sem que passasse pelos quatro fantasmas. Logo o medo dos que comentavam ia fazendo todo sentido e em sua cabeça já ia passando a ideia de que parecia o certo a se fazer, porém sua maldade e ambição não deixará que ele desista de roubar a vida da floresta fazendo com que comece a pensar em possibilidades de entrar no jogo.
   Ao se aproximar do limite do labirinto, o jovem senti o chão solto e ao ver o que possa ser, encontra uma placa debaixo de uma camada de terra com as regras do jogo para poder conquistar as frutas. Informando com clareza como se deve jogar, rapidamente se inspira novamente a continuar, desamarra a corda de seu corpo e observa com atenção como são as barreiras do jogo e salta para dentro do labirinto. Ao pular, o jovem se torna um Pac-Man e os fantasmas logo detectam sua presença, rapidamente se espalham para fazer a perseguição e o jogo começa. Desesperado sem poder mudar de ideia, o rapaz começa a correr sem direção quando de repente, se depara com um fantasma, mas na sorte de não ser visto pelo protetor da natureza, se inspira a criar uma estratégia para chegar ao final do jogo.
   Percebendo aqueles diamantes gigantes flutuantes, ele se arrisca em toca-los, liberando uma pontuação e lhe dando velocidade, se tornando uma vantagem para que possa fugir dos fantasmas e podendo pegar mais diamantes na esperança de conseguir alguma conquista com aquela pontuação. Obtendo diversos diamantes, foi liberada uma bola mágica dourada e o jovem não vendo por estar distraído com os fantasmas atrás dele, bate contra a bola fazendo com que ela se exploda o levando em um portal onde se encontra as preciosas frutas. O jovem ao se virar se depara com os quatro fantasmas, que o faz entrar no portal para pega-las, abrindo barreiras para protegê-lo dos protetores da natureza e em um simples toque nas mágicas frutas para o jogo acabar e tudo voltar a realidade. Bastou o jovem rapaz abrir os olhos e ver que sua ambição, maldade e ganância destruíram o mundo que queria na palma de sua mão.



Campo Grande, MS.
UFMS, semestre 2018.2.

Acadêmicas:
Enmelin Viana Tavares
Julie Silveira Cardoso

Comentários

  1. Olá! Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Gostaria de entrar em contato, pois estou desenvolvendo com meus alunos um trabalho semelhante, para compartilhar experiências e discutir sobre o aporte teórico utilizado por vocês.
    Meu email: fdjmila@gmail.com
    Aguardo!

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